Publicado pela editora Expressão Popular, com versões digitais e gratuitas, o livro terá lançamento virtual com os organizadores, autores e movimentos sociais envolvidos

O livro “Mineração: Realidades e Resistências”, fruto de uma articulação entre o Projeto Brasil Popular (PBP), o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), o Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais (GEPSA/UFOP) e o Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Sociabilidade e Saúde (LETSS/UFMG), reúne textos elaborados conjuntamente por pesquisadores das universidades, integrantes dos movimentos populares e pessoas atingidas, que constroem as resistências frente à forma de exploração e expropriação mineral no país.

A publicação debate os danos e desastres causados pelo modelo de mineração implementado no Brasil, propondo alternativas possíveis para a problemática. Além da versão impressa, que será distribuída aos movimentos sociais, assessorias técnicas das pessoas atingidas, pessoas atingidas em territórios minerados, entidades de defesa de Direitos Humanos, bibliotecas públicas, grupos de pesquisa e instituições, o livro poderá ser baixado por qualquer pessoa, gratuitamente, nos sites do PBP e do MAM, em três formatos digitais: PDF, Mobi e ePUB.

>>> BAIXE O LIVRO EM PDF AQUI <<<

>>> BAIXE O LIVRO EM MOBI AQUI <<<

>>> BAIXE O LIVRO EM EPUB AQUI <<<

Os arquivos podem ser compartilhados por redes de aplicativo de conversa (WhatsApp, Telegram) e demais redes sociais (Facebook, Instagram e sites dos movimentos sociais). O objetivo dessa disponibilidade é contemplar a divulgação de informações na luta por direitos para as comunidades atingidas nos territórios afetados pela mineração, além de compartilhar resistências e promover processos de formação dos movimentos sociais.

“Organizamos este livro para compartilhar e promover o intercâmbio de experiências e informações, com o intuito de fomentar reflexões sobre a importância desse debate na sociedade brasileira. Esperamos, também, que as comunidades possam construir suas próprias propostas de resistência e organização, assim como articular frentes institucionais de enfrentamento aos dilemas nefastos provocados pela atividade extrativa mineral”, explica a equipe de organização do livro, composta por Murilo da Silva Alves, Karine Gonçalves Carneiro, Tatiana Ribeiro de Souza, Charles Trocate e Marcio Zonta.

O projeto conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-PSI/UFMG), da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (ADUFOP) e do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração (CNDTFM). Publicado pela Expressão Popular, o livro terá lançamento virtual com organizadores no dia 23 de fevereiro, às 19h, nas páginas de Facebook do PBP e do MAM.

Serviço
Livro “Mineração: Realidades e Resistências”
Baixe o livro nos sites do Projeto Brasil Popular e do Movimento pela Soberania Popular na Mineração

Live de lançamento com organizadores do livro
Terça-feira (23), às 19h
Páginas do Facebook do Projeto Brasil Popular e do Movimento pela Soberania Popular na Mineração