Campanha Periferia Viva tem o objetivo de doar alimentos saudáveis para famílias em situação de vulnerabilidade social nas cidades, ao mesmo tempo em que fortalece a agricultura familiar auxiliando no escoamento da sua produção

No último fim de semana, a Campanha Periferia Viva da região da Zona da Mata realizou sua segunda entrega de alimentos da agricultura familiar e itens de higiene pessoal para famílias em situação de vulnerabilidade nas cidades. Depois da primeira ação realizada no mês de julho, que colocou quase uma tonelada de alimentos saudáveis na mesa das famílias, a campanha amplia seu alcance entregando mais de duas toneladas de alimentos sem veneno para as famílias trabalhadoras. “Em apenas dois meses essa ação já distribuiu três toneladas de alimentos para as famílias de cinco municípios da nossa região. Isso mostra a força que a solidariedade tem”, afirma Lucas Brandão, membro do Levante Popular da Juventude e um dos organizadores da iniciativa.

A Campanha está estruturada em três territórios da Zona da Mata: as microrregiões de Viçosa e Ubá, a região da Serra do Brigadeiro e a região do Caparaó. Essas duas primeiras entregas foram realizadas nas cidades de Viçosa e Teixeiras, Muriaé, Simonésia e Manhuaçu.

A iniciativa, que é nacional, foi lançada na Zona da Mata no dia 29 de maio e se baseia em doações financeiras de pessoas, movimentos, sindicatos e empresas. Até o momento já foram arrecadados ao todo quase sete mil reais, recurso que é completamente investido na compra de alimentos produzidos por famílias agricultoras que tem tido dificuldades para vender sua produção, uma vez que as escolas e feiras estão com atividades paralisadas na maioria dos municípios.

Além da arrecadação financeira, a Campanha também tem trabalhado com a arrecadação de alimentos dos agricultores e agricultoras que tem condições de doar, como foi o caso do Assentamento Olga Benário, assentamento de reforma agrária ligado ao Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), em Visconde do Rio Branco. “Ações como essa, da Campanha Periferia Viva, além de ajudar as famílias que estão passando dificuldades no campo e na cidade, servem também para mostrar a sociedade que a reforma agrária é a saída para a crise, pois gera emprego e renda, produz alimentos saudáveis e melhora a qualidade de vida das pessoas”, explica Tais Oliveira, coordenadora regional do MST na Zona da Mata.

São vários os depoimentos que mostram que a Campanha tem feito a diferença na vida das famílias que estão sendo assistidas, como é o caso de uma família de Simonésia que, após receber o kit, enviou uma mensagem à campanha dizendo: “Muito obrigada pela cesta, comi um angu hoje que você não tem noção. Que trem mais gostoso do universo. Comi couve cozida no feijão. Nossa, melhor almoço da minha vida, que trem bão. Muito obrigada mesmo viu!”

A arrecadação da Campanha Periferia Viva segue em andamento e a previsão dos organizadores é de que a ação dure pelo menos até o fim do ano, período que possivelmente será o mais crítico dessa pandemia.

Se você ainda não contribuiu ainda está em tempo. Com a sua ajuda a campanha conseguirá atender ainda mais famílias.

Seguem abaixo as orientações de como contribuir:

BANCO DO BRASIL
Ag.: 2303-5
Conta poupança: 14870-9
Variação: 51
Gisele Castro
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Ag.: 0164
Conta poupança: 100935-9
Operação: 013
Jean Carlos Martins Silva

CONTATOS DE REFERÊNCIA:
Microrregião de Viçosa e Ubá:
Jean Carlos: (31) 9 7332-7830

Nayara Martins: (31) 9 9943-3026

Microrregião de Muriaé:
Gisele Castro: (32) 9 9834-2502
Adrielly Ribeiro: (32) 9 8891-4790

Microrregião de Manhuaçu:
Caroline Nunes: (33) 9 9824-4697

CAMPANHA PERIFERIA VIVA ZONA DA MATA
Solidariedade entre Campo e Cidade para Combater o Coronavírus