Quase 700 pessoas se reuniram no domingo (06), em Coimbra-MG, no II Plenarão dos Grupos de Reflexão da forania de Viçosa, regional da igreja católica que congrega 14 paróquias de 11 municípios

O objetivo do encontro foi animar e fortalecer os grupos de reflexão da igreja que tem como proposta discutir a bíblia junto da realidade social que estamos inseridos. Dentro dessa realidade está a ameaça da mineração que pretende avançar sobre nossa região.

Durante o encontro Jean Carlos, integrante do MAM – Movimento pela Soberania Popular na Mineração, apresentou as lutas coletivas frente à projetos de mineração na nossa região e mostrou aos presentes os impactos da mineração de bauxita na Serra do Brigadeiro e de magnetita nas cidades de Teixeiras e Pedra do Anta.
Também houve o depoimento de Gilmar Fialho, morador da comunidade São Pedro em Teixeiras, que já é atingida pela mineração, sobre como é viver ao lado de mineradora.

Antes disso, a jovem Yasmara, de Viçosa, homenageou as vítimas de Brumadinho e Mariana com uma profunda canção trazida do 7° Fórum Social pela Vida e finalizou: “Se tivéssemos lutado mais por Mariana, Brumadinho estaria vivo. Se lutarmos mais por Mariana e Brumadinho, Barão de Cocais e outros lugares continuarão vivos”.

Após esse momento, houve uma bela caminhada pela praça da cidade e gritos de “Mineração Aqui Não!”, além de músicas sobre a caminhada do povo de Deus.
Ao final da celebração da missa, antes da benção final, Padre Lindomar, pároco de Coimbra, disse aos presentes “Vamos ver se vocês aprenderam: Mineração?” E as 700 pessoas responderam sem exitar: “Aqui Não!”