A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e o Grupo Votorantim têm feito uma ostensiva campanha para conquistar apoio social a seus projetos na região da Serra do Brigadeiro, em Minas Gerais.

As organizações populares que constroem a Comissão Regional de Luta Contra a Mineração criticam as ações. “A CBA quer explorar bauxita a todo custo na zona rural de Rosário de Limeira e tem feito de tudo para convencer a comunidade de que a mineração vai trazer benefícios à cidade, o que é uma falácia e o povo já entendeu que não tem nada a ganhar com a mineração de bauxita na região. O povo já fez a sua escolha, Limeira não quer ficar marcada na história como mais uma cidade que foi rasgada por esse modelo de mineração”, afirma Luiz Paulo Siqueira, dirigente estadual do Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM).

Uma das estratégias da CBA e Votorantim é a realização de atividades, por meio do Instituto Elos. Veja imagem abaixo:

A Companhia Brasileira de Alumínio e o Grupo Votorantim prometem, através do Instituto ELOS, realizar eventos culturais e oficinas até o mês o de novembro nos municípios de Muriáe, Rosário de Limeira, São Sebastião da Vargem Alegre e Miraí. “O Instituto tem promovido diversas ações que vão desde show de talentos à mutirão para plantio de árvores com a intenção de vender a imagem de uma indústria mineral com compromisso social e respeito ao ambiente, omitindo as verdadeiras intenções da empresa e a reputação da CBA que é de sistemática violações de direitos dos territórios em que já saqueou minério na Zona da Mata”, alerta Siqueira.

A apropriação cultural das comunidades é uma tática comum das grandes mineradoras. “No campo e na cidade, o projeto agro-mineral chega com toda sua ideologia, principalmente através da arte e expressões culturais, tendo como alvo a juventude, já que essa categoria é uma das mais atingidas pelos grandes projetos minerários. A falta de oportunidades culturais vivenciada nesses lugares é tão grande que essas empresas, com o discurso de desenvolvimento, oferecem cultura – à sua maneira – porque sabem que o povo tem sede, não apenas de água, e, fome, não apenas de comida”, destaca trecho do artigo Formação cultural crítica é fundamental nas lutas sociais, sobretudo na luta pela soberania popular na mineração.

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) que já atua há anos na região, denuncia que essa não é a primeira vez que a CBA utiliza desses artifícios para aprovar seus projetos.

“Não é a primeira vez que a CBA usa dessas estratégias para enganar as comunidades, lideranças e entidades.  A mineradora já fez isso anteriormente utilizando a ONG GAIA e na época contou com o apoio de várias prefeituras. Nesse momento de acirramento da luta popular na região, a CBA mais uma vez, vem, via Institutos Elos oferecendo recursos através de projetos propondo o “desenvolvimento” para os municípios, vendendo sonhos. Porém isso não é novo, estamos atentas as ofertas dessa empresa que cobiça nosso território desde os anos 80. Seguiremos firmes na luta e denunciando essa afronta, a verdade e os fatos nos demonstram que aonde a mineração tem passado deixa somente rastros de destruição, empobrecendo as comunidades e acumulando lucros para o Grupo Votorantim”, denuncia Reinaldo Barberine, agente da CPT de Minas Gerais.

No dia 21 de junho, o Grupo Votorantim promoveu uma mostra de talentos na Praça Central de Rosário de Limeira, durante o evento a Comissão Regional de Luta Contra a Mineração realizou uma intervenção. Para Ariele Canedo, da ONG Iracambi, a ação foi importante para esclarecer à comunidade quem, de fato, o Instituto ELOS representa. “Quando chegamos na praça, as pessoas presentes não sabiam que o evento era promovido por um Instituto patrocinado pela Votorantim, pensavam que era realizado pela Prefeitura. A intervenção foi importante para demarcar nossa posição. E a receptividade da intervenção foi ótima, o público presente bateu palmas, vibrou e somou forças em nosso grito: Mineração? Aqui não!” explica Canedo.

Veja abaixo o vídeo da intervenção realizada pela Comissão Regional de Luta Contra a Mineração:

Mineração Aqui Não! 21 de junho

Mineração? Aqui NÃO!A Comissão Regional de Luta Contra a Mineração realizou no dia 21 de junho, uma intervenção em um Show de Talentos promovido pelo grupo Votorantim e CBA na Praça Central de Rosário de Limeira, em Minas Gerais. Mineração? Aqui não!

Publicado por MAM – Movimento Pela Soberania Popular na Mineração em Domingo, 25 de junho de 2017

 

 

Por Comunicação MAM